segunda-feira, 26 de maio de 2014

História - Análise Crítica da Vida Política e Pública da Roma Antiga e do Brasil!

Aleide Késsia - Sobre a Política no Brasil: É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. Dizem ser uma democracia representativa porque o povo exerce sua soberania, elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, porém, eu não concordo com isso, não acho que seja dessa maneira que acontece. Na minha opinião, o povo "exercer a sua soberania" é uma expressão forte para o que realmente acontece, eu acho que nesse caso, o povo brasileiro nada mais pode que votar e reivindicar.

- Sobre a Política na Roma Antiga: A política na Roma Antiga era bastante voltada para a questão do poder e por ser assim, quem ocupava essa posição, na minha opinião, agia de maneira errada com a sociedade, como por exemplo com os plebeus, que faziam parte da classe baixa da população.
 Na monarquia, os plebeus não eram considerados cidadãos, ou seja, não tinham direitos políticos. Serviam no exército e trabalhavam como artesãos, agricultores e comerciantes. Viviam ameaçados pela escravidão por dívidas e tinham que pagar altos impostos. Seria certo agir dessa forma com eles? Na minha opinião, totalmente errado. Não deveria ser assim somente por eles serem de uma classe social baixa e por isso concordo muito com a ideia da plebe, porque nela eles reivindicavam seus direitos.

- Sobre a Vida Pública no Brasil: Na minha opinião, grande parte do estado brasileiro vive uma vida pública precária, vejo isso o tempo todo sendo mostrado na televisão e parece que essa situação que deveria melhorar só piora, infelizmente, os políticos que deveriam mudar isso, não fazem nada mais do que promessas.

- Sobre a Vida Pública na Roma Antiga: Pelo o que eu entendi, a vida pública na Roma Antiga não era muito diferente do que acontece muito hoje no Brasil, que é a questão da desigualdade, o que eles faziam com os considerados "pobres" deixava isso bem claro; estou me referindo a questão do "poder" em Roma levarem essas pessoas para o Coliseu e lhe darem uma miníma quantidade de comida e assim quisesse que eles vivessem. Assim como acho tal assunto errado hoje no Brasil, achei errado em Roma também, porque, na minha opinião, independente da sua classe social, todos merecem respeito!

Alice Kelly - Sobre a Política na Roma Antiga e no Brasil: A vida política na Roma Antiga era baseada em poder, as pessoas tinham ótimos cargos e esses cargos se mantinham nas famílias para não perder o poder. Aqui no Brasil também é assim, só que não é o caso de família são os partidos, quanto mais pessoas do partido forem eleitas melhor pra eles, e o problema tanto de Roma Antiga quanto do Brasil é esse, essas pessoas só se preocupam com elas, só querem o melhor para elas e a população onde fica? Eles são os governantes, tem que da suporte para população, fazer a parte deles.

- Sobre a Vida Pública na Roma Antiga e no Brasil: A vida pública na Roma Antiga e no Brasil é a questão que nem todos tem acesso a tudo. Na Roma Antiga as pessoas até tinham acesso ao Coliseu, iam lá, recebiam seu alimento e entravam para assistir ao ''espetáculo'', só que não era nos melhores lugares e aí entra a questão de desigualdade social, que infelizmente faz parte da nossa realidade. No Brasil uma pessoa pode não ter acesso a determinados lugares por causa da sua cor, que é a questão do racismo e nesse caso um racismo absurdo. Tanto a desigualdade social quanto o racismo fazem parte da nossa realidade e infelizmente determinadas pessoas não tem consciência que isso precisa mudar.

Thiego Santos: Na Roma Antiga a política era monarca e as mulheres não tinham direitos, e nem deveres políticos, no Brasil já é mais evoluído, as mulheres tem todos os direitos que um cidadão deve ter, tem lugares políticos, não como os homens, pois preconceito contra as mulheres ainda existem.

Wesley Duarte: A vida política romana é baseada no republicanismo, e nesse período de republicanismo da Roma Antiga foi tomada uma decisão de pulverizar o poder executivo. Nas Magistraturas, os cônsules se destacavam mais, cujo comandava os exércitos e presidiavam o senado. Já o Brasil vive num sistema democrático, de 4 em 4 anos elegendo o presidente, em nível federal, o poder executivo é exercido pelo presidente. É uma república porque o chefe de estado é eletivo e temporário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário